O seu roupeiro é indomável ? Parece que tem vida própria ?
Não desespere! Ficam aqui algumas dicas para domesticá-lo.
Mais do que bem estar, ter o seu roupeiro em ordem poupa-lhe tempo e energia.
Dicas:
- começo/limpeza: retire tudo do armário e aproveite para dar uma limpeza geral.
- arranjos: este é o momento ideal para fazer uma revisão nas roupas que necessitam de pequenos arranjos, mantenha-as fora do armário e só volte a arrumá-las quando estiverem arranjadas [caso contrário, vão permanecer mais uma estação fechadas sem utilidade].
- seleção: escolha|separe as roupas que usa realmente, daquelas que efetivamente não usa. Não vale a pena enganar-se a si mesmo a achar que "um destes dias volto a usar", quando sabe perfeitamente que isso não vai acontecer. Tem duas ótimas opções: opção criatividade: se gosta ou quer experimentar a costura mas tem receio de arriscar, tem aqui uma fantástica oportunidade de redefinir as peças que já não usa e convertê-las noutras peças... aproveite e divirta-se... não tem nada a perder! opção solidariedade: muitas são as pessoas que precisam de ajuda, não só alimentar, como também de vestuário, pode e deve enviar as suas roupas para instituições, associações, paróquias ou até a alguém que conheça. Saber dar é saber receber!
- categorizar o roupeiro ajuda imenso a libertar espaço e a minimizar desorganizações. Defina temas para as várias zonas [zona das calças, zona dos vestidos, zona dos acessórios...]. Vai facilitar-lhe imenso a procura e arrumação das próximas vezes! Do mesmo modo, padronizar as cores também ajuda, tente colocar as cores idênticas juntas, da mais clara para a mais escura. Será até evidente para si quais as cores que mais vigoram no seu vestuário.
- zonas altas: nas zonas menos acessíveis deve, obviamente, colocar peças de uso mais pontual. Como é o caso de roupas da estação seguinte, colchas, cobertores ou almofadas extra.
- zonas médias/baixas: por serem mais acessíveis, devem conter as roupas de uso frequente.
- padronização: esteticamente é bem mais interessante se padronizar o formato e cor dos cabides, escolha um modelo resistente [eu confesso, sou uma amante de cabides de madeira].
- varões: deve procurar separar saias, vestidos e blusas de casacos e jaquetas. Se tiver possibilidade, coloque os casacos e jaquetas num outro varão ou armário.
- roupas especiais: vestidos|fatos para ocasiões especiais [pouco usados] devem ser pendurados e mantidos em locais protegidos e envolvidos com capas, preferencialmente de tecido, para que a roupa possa respirar sem criar condensações dentro de capas plásticas que acabam por danificar os tecidos.
- calças: o organizador em guia metálica [designado calceiro] é uma ótima opção. Para gangas, bombazine e idênticas tem a alternativa de dobrá-las e organizá-las por tom.
- camisas e blusas que se amarrotem pouco devem ser dobradas e colocadas num local visível e de fácil acesso.
- gavetas: mantenha-as libertas de espaço, não as encha demasiado, permitindo que tudo nelas esteja visível. Separadores para gavetas são uma maravilhosa forma de organizar as suas gavetas, mantendo tudo minimamente no lugar [desde cartão prensado feito por si, a separadores de plástico, madeira ou até de tecido, tem ao dispor uma enorme variedade].
- peças intimas: convém que tenha uma gaveta exclusiva para o efeito. Nunca junto ao chão, sempre a média altura. Um separador é o ideal, permite-lhe organizar de forma rápida e intuitiva as suas pequenas peças intimas.
- acessórios: caso guarde malas e sapatos no seu roupeiro, tente manter um espaço exclusivo para o efeito. Não misture com outro tipo de acessórios. As caixas organizadoras são excelentes para manter organizadas as malas, sem atropelos com outros acessórios e mantendo o espaço. Para os sapatos existem organizadores específicos que mantêm a forma e o bom estado do seu calçado. Se tiver possibilidade, seria ótimo manter o calçado num armário à parte, mais junto à entrada de sua casa. Verá que é muito mais cómodo.
Para pequenos acessórios [cintos, lenços, gravatas...] pode usar separadores em gavetas, ou se perferir pendurar, pode usar cabides-mola, pequenas guias metálicas idênticas aos camiseiros ou organizadores verticais.
Mas sobretudo aproveite uma dia em que esteja realmente motivado para o fazer!
Com música pelo ar verá como tudo se torna tão mais simples e rápido... divirta-se!