25 março 2013

Casa Faes - casa com sabor a moderno




 
 
Por aí se falam de casas "caixote" e por aí também muito se fala como são tão feias essas casas. Não podia estar mais de acordo. De facto, muitas dessas casas "caixote" que se fazem "por aí" são estranhas em muitos aspetos, parecem despojadas de escala humana, despojadas de cor, materialidade, vida... sim, sobretudo despojadas de vida.

Existem essas casas "caixote" e depois existem as casas modernas. Não se confundam, porque são completamente distintas.

As casas modernas, de linhas afinadas, têm contrastes luminicos, contrastes de cor, de texturas, de opacos e transferentes. São casas com uma forte ligação interior/exterior e vice versa. São casas feitas para aquele lugar específico e não para outro qualquer. Tiram partido da exposição solar, brincam com a noção de espaço. São feitas à escala humana, adaptando-a em torno da função versus conforto. A beleza está na sua aparente simplicidade e leveza. Casas modernas... estas casas que tanto se apelidam de citadinas e que tão harmoniosamente desfrutam de espaços naturais, orgânicos e livres.


Quando lhe falarem de casas modernas, não se esqueça de perguntar "Casas modernas ou casas "caixote"?" Porque são efetivamente, abordagens muito distintas.




Sem comentários:

Enviar um comentário