26 março 2013

Cobertura ajardinada

 

 
 
Existe um pré-conceito, uma ideia pré concebida, de que uma cobertura ajardinada "mete água" e será uma "piscina de problemas". Não se podia estar mais longe da verdade.
 
Desmistifiquemos desde já esta questão. São vários os casos de edifícios de cobertura inclinada [telhado tradicional/corrente, com telhas] com patologias graves ao nível de infiltrações, remates mal executados que originam entradas de águas pelos beirados, telhas mal colocadas, remates de empenas, etc.... Quem não conhece um amigo, familiar ou vizinho que já teve/tem problemas de infiltrações em casa, mesmo com telhados inclinados? O mesmo se aplica às coberturas planas, sejam elas de que natureza forem [ajardinadas ou não].
 
 
 
 
Os problemas dependem do (in)sucesso da execução do trabalho. Como em tudo na vida, o sucesso depende do empenho e engenho da construção.
 
 
 
 
Uma cobertura ajardinada tem imensas mais valias para o conforto térmico de um edifício. Quando bem executada, a cobertura ajardinada potencia qualidades ao edificado, e não estamos a falar meramente de questões estéticas ou ambientes, ainda que sejam de real importância. O conjunto de camadas que vão desde o isolamento até à terra vegetal protegem as lajes de cobertura de variações bruscas de temperatura, que muitas vezes são responsáveis pelo aparecimento de fendas e por conseguinte infiltrações. Protegendo a cobertura, melhora-se a durabilidade da mesma.
 
 
 
 
 
 
As vantagens vão além disso, o conforto térmico no interior do edifício é potenciado, as mesmas camadas contribuem para:
 
[inverno] manter o calor no interior do edifício, sendo a sua perda energética mais lenta dada a quantidade de barreiras formadas pelas camadas de terra. O ar quente sobe e fica retido dentro do espaço. *
 
[verão] o calor do exterior tem dificuldade em penetrar nas várias camadas de terra e por isso o espaço interior mantem-se mais fresco. Uma forma muito natural, eficaz e económica de arrefecer o espaço é, tão simples como, regar a cobertura. O meio ambiente agradece, a sua carteira e a sua saúde também, já que escusa de usar o ar condicionado para forçar o arrefecimento. Bem sabemos como os filtros das condutas são especiais condutoras de micro-organismos prejudiciais à saúde. *
 
 
 
Faça escolhas inteligentes e sentirá a diferença na sua vivência, no seu conforto, na sua fatura da eletricidade e na saúde da sua família também!
 
 
 
 
* obviamente que para ter conforto interior não basta ter uma cobertura ajardinada. De nada servirá se tiver paredes simples sem um isolamento adequado, ou vãos [janelas e portas] que não tenham/façam um bom isolamento.





Sem comentários:

Enviar um comentário