19 junho 2012

aromas pelo ar!


Já pensou ter um "ambientador natural" [sem pilhas, nem recargas] a espalhar cor, vida e aromas pelo seu espaço? Que tal um pequeno jardim aromático que viaja por entre o "isto e aquilo" que habita o seu espaço e termina deliciosamente no seu prato.

Falo obviamente de um jardim de plantas aromáticas. Muito fáceis de adquirir|manter e existem imensas variedades... além de elementos decorativos, são ótimas aliadas nos seus cozinhados.




Dicas:

- localização: selecione um local solarento, 4 a 6horas de luz diária, de perferência indireta. Temperatura ambiente a rondar os 25º.
- tipologia: pode optar por sementes ou planta crescida... sendo que o ato de semear e vê-la crescer é mais divertido|especial.
- suporte: use a imaginação, mas certifique-se que o tamanho é apropriado ao tipo e quantidade de erva aromática a semear. Vai necessitar de terra normal|fértil com mistura de areia é o ideal para que a terra fique solta e permeável, adequada ao desenvolvimento de plantas desta natureza.
- espécies: existem várias espécies que convivem|combinam muito bem plantas num mesmo suporte... acautele as misturas e tire partido dessa fusão visual e aromática.
- semear e cuidar: normalmente desenvolvem-se rapidamente e as colheitas sucedem-se. Regue periodicamente, mas sem exageros. Estas plantas não necessitam de muita água. Deve ter especial atenção à rega nos periodos quentes do ano e nos períodos mais frios resguarde-as dentro de casa, mas afastadas de fontes de calor [ar condicionado, lareiras, etc...]. Não necessitam de adubo, no entanto, se verificar que o crescimento é demasiado lento, poderá colocar uma pequena porção de de fertilizante liquido, diluído numa porção maior de água. Uma só aplicação deverá ser o bastante, mas pode sempre ir fertilizando de dois em dois meses, mantendo-as mais bonitas e verdejantes.
- colher e saborear: normalmente atingem o melhor sabor imediatamente antes de florescerem, esteja atento. Depois de florescer pode e deve dar um corte [não mais do que 1/3 da planta] fortalecerá o seu crescimento.
e depois... bom, depois é saborear!



    ... tomilho, salsa, mangericão...
     ... coentros, alecrim, hortelã...
... menta, erva-cidreira, oregãos...
                ... funcho e cebolinho...
        Deixe-se envolver nestes aromas... experimente! 

Sem comentários:

Enviar um comentário