Muitos questionam-se "porque vou eu gastar dinheiro num arquitecto/decorador/designer?
Se com esse dinheiro posso comprar qualquer coisa para o meu espaço?!" ...Será mesmo?!
Convém desde logo distinguir um curioso de um profissional. É de um profissional que estamos a falar, ou seja, uma pessoa que tenha qualificação, sensibilidade, sentido de responsabilidade e acima de tudo, alguém com quem estabeleça uma empatia|confiança.
Costumo explicar este assunto comparando com uma ida ao supermercado para as ditas "compras do mês" [tão típicas do povo português]. Imagine que precisa de um "sem número" de coisas para a sua despensa, tem duas opções:
Opção 1 - Não tem tempo a perder e segue direto para o supermercado. Como não leva nenhuma lista, e para tentar lembrar-se do que necessita, vai perder tempo a percorrer corredor a corredor, linha a linha de expositor, na tentativa de identificar o que lhe faz falta. Vai enchendo o carrinho de compras com o "isto e aquilo" que supõe precisar, e perante a dúvida [será que tenho em casa?!] leva dois ou três pacotes extra. "Ah!!! Isto está em promoção e é giríssimo, vou levar!" e nisto o carrinho vai ficando cheio e, a menos que tenha a preocupação de ir somando as parcelas, a chegada à caixa traduz-se numa experiência... mais ou menos... surpreendente! [nestes casos, a surpresa raramente é feliz]
Feliz ou não, dependendo da sua capacidade de se gerir, chega a casa e ao arrumar as compras dá conta que afinal tinha em casa imensa massa, que o sal ainda sobejava, não faltava pasta de dentes e os cereais estavam longe de terminar... mas, pensa você "não faz mal, nada disto se estraga, dá sempre jeito!"... por outro lado, falta-lhe arroz, já não tem cebolas, esqueceu-se do papel higiénico e o leite terminou naquela manhã! Trouxe a mais umas tantas coisas, de que não necessitava, e passaram-lhe em vão outras tantas de que precisava realmente.
Conclusão: vai ter de voltar ao supermercado, andar por entre corredores à pesca do que lhe falta, meter-se de novo em filas para a caixa... enfim... gastar tempo, paciência e dinheiro.
Opção 2 - Perde 5 minutos a fazer uma lista cuidada do que necessita. Chegado ao supermercado [sobretudo se não tiver tempo a perder] vai direto aos corredores das coisas que estão listadas, consegue ter de antemão uma noção de quanto vai gastar - o que lhe permite gerir compras extra ou eliminar da lista algum item menos importante. Sem grandes surpresas paga a sua conta, chega a casa, arruma as suas coisas [não lhe faltam, nem lhe sobejam coisas desnecessárias] e aproveita o resto do tempo para fazer o que lhe apetecer.
Obviamente que para a sua lista de "compras do mês" não necessita de ajuda!
Mas agora compare uma lista de "compras do mês" com uma lista de compras de todos os materiais, trabalhos, equipamentos, pormenores, acessórios e etc's... necessários à obra que tenciona levar a cabo. Já pensou nisso? E conseguir escolher o material ou acessório adequado ao seu espaço? Nem sempre é tarefa simples.
Além da complexidade que esta lista apresenta, estão envolvidos montantes bastante diferentes e, ao contrário das "compras do mês" onde o que compra a mais pode sempre utilizar, nem todas as compras desnecessárias de materiais se conseguem trocar|devolver.
Saiba que cerca de 80% das obras não coordenadas|planeadas sofrem derrapagens em que o valor final dispara para mais de metade do valor inicialmente previsto, chegando algumas a custar [incrivelmente] o dobro do que se previa.
Investir num profissional de confiança é garantir que a sua obra é bem sucedida.
Um profissional não lhe dá só ideias,
não o ajuda unicamente a planear espaços|ambiências,
ajuda-o também a gerir o seu orçamento!
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