Ter um espaço acolhedor, confortável e/ou requintado está ao alcance de todos, porque um espaço com estas características não significa necessariamente um investimento fora do seu alcance. Pequenos ajustes de elementos, cor, textura e alterações na disposição espacial, podem reconfigurar o seu espaço e modificar o seu modo de o habitar.
O ambiente com que sempre sonhou pode estar bem mais ao seu alcance do que julga.
Dicas:
- Montante: Comece por estabelecer um montante máximo que pretende gastar. Já estabeleceu? Ótimo, agora retire a esse valor 10%, é com esta resultante que vai contar. Os 10% servirão para qualquer imprevisto ou compra extra que decida fazer.
- Começo: Perca alguns minutos a olhar com atenção o seu espaço. O que é que lhe desagrada? Faça uma lista das qualidades versus inconvenientes que o espaço tem. Deste modo, terá uma maior noção do que precisa efetivamente de alterar.
- Projeto: Planeie com calma as suas intenções [não compre/encomende por impulso, pense no conjunto antes de tomar qualquer decisão]. Nesta fase será vantajosa a ajuda de um profissional [arquiteto, decorador, designer] que para além de o ajudar a fazer as escolhas mais acertadas, terá um papel decisivo no controlo de gastos e na harmonização espacial de acordo com as suas necessidades. Lembre-se que um profissional poupar-lhe-á deslocações, indecisões, perdas de tempo desnecessárias, escolhas mal planeadas e, obviamente, dinheiro. Investir num profissional é assegurar que não gasta mais do que havia planeado e que o sucesso do resultado final é garantido.
- Apoio: Escolha um profissional que o acompanhe do início ao fim, alguém em quem deposita confiança e que se mostre sempre disponível para esclarecer/aconselhar em qualquer dúvida. [outra publicação dentro desta temática: "para quê um profissional?"]
- Pesquisa: Caso siga em frente sem o apoio de um profissional, comece por fazer uma pesquisa e vá listando as suas ideias.
- Listagem: No momento da compra deverá ter em sua posse uma listagem com preços estimados, de todos os materiais/acessórios que concordou adquirir [caso tenha ajuda de um profissional, ele tratará desta parte, menos emocionante, por si] com esta listagem não terá surpresas indesejadas no ato da compra.
- Obra: Durante todo o processo de alterações mantenha-se atento. No caso de alterações que implicam técnicos [pintura, carpintaria, electricidade, etc..] deve escolhê-los com algum cuidado e esclarecer bem o tipo de trabalho que pretende adjudicar, acautelando o avanço dos trabalhos [isto, uma vez mais, caso não tenha o apoio de um profissional]. Estabeleça prazos para a conclusão da obra [quando as alterações são mínimas, alguns técnicos tendem a estender os prazos de finalização dos trabalhos, bem mais do que é desejável, por isso defina desde logo com os técnicos uma data de conclusão que terão de respeitar].
- Resultado: Finalmente e depois de toda a euforia e diversão que é fazer uma mudança no seu espaço... aproveite, desfrute e sinta as mudanças positivas acontecerem na sua qualidade de vida.
Vários são os truques para remodelar o seu espaço à medida das suas possibilidades e sonhos. Procure um profissional que o apoie.
Se precisar de ajuda, estou por aqui janineribeiro.arq@gmail.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário